ATENÇÃO! NR-18! NOVAS REGRAS PARA USO DE CONTAINERS HÁBITAVEIS!

ATENÇÃO! NR-18! NOVAS REGRAS PARA USO DE CONTAINERS HÁBITAVEIS!

O CIESP, a pedido do Núcleo de Acompanhamento Legislativo – NAL da FIESP, encaminha para ciência a Portaria nº 3.733 publicada no Diário Oficial da União – DOU em 11.02.2020 pela Secretaria da Economia / Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, com alterações da NR 18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção.

Como anunciado pelo Governo no ano passado, o processo de revisão da Normas Regulamentadoras tem como objetivo principal desburocratizar, simplificar e harmonizar com as demais NRs. O novo texto da NR 18 apresenta-se mais enxuto e reforça princípios de segurança a serem observados nos processos construtivos de forma a evitar acidentes e doenças do trabalho.  O texto vigente possui 38 dispositivos, incluindo o glossário, totalizando 67 páginas. Já o novo texto foi reduzido a 17 itens, dois anexos adicionais e glossário, consolidando um total de 53 páginas.

Para o desenvolvimento dos trabalhos foi constituído um GTT – Grupo de Trabalho Tripartite, com a participação das Bancadas dos Empregadores, Trabalhadores e do Governo, tendo o novo texto da NR 18 sido aprovado por consenso das três bancadas. A coordenação da Bancada dos Empregadores, ficou a cargo do Vice Presidente do SINDUSCON-SP, Engº Haruo Ishikawa.

Basicamente a nova NR 18 reforça itens de gestão de segurança e saúde e norteia os trabalhos da construção civil que devem ser focados no gerenciamento de riscos ocupacionais com a identificação de perigos, avaliação de riscos e adoção das respectivas medidas de prevenção.
 


Cortes Temporais estabelecidos pela Portaria 3733/2020:

  • Fica proibida a reutilização de contêiner originalmente utilizado para transporte de cargas em área de vivência, como por exemplo vestiários, escritórios, podendo ser utilizado apenas para o armazenamento de materiais. Essa regra passa a vigorar após 24 meses contados da data de entrada em vigor da nova NR 18.
     
  • Fica vedada a utilização de sistemas de tubulão escavado manualmente com profundidade superior a 15 m (quinze metros) com definição de cuidados que envolvem o encamisamento de tubulão em toda a sua extensão, e possuir diâmetro mínimo de 0,90 m (noventa centímetros). Esta regra passa a vigorar após 06 meses contados da data da entrada em vigor da nova NR 18.
     
  • Sobre tubulões fica proibido a execução de fundações com o uso de tubulão de ar comprimido, após 24 meses contados da data da entrada em vigor da nova NR 18.
     
  • As escadas portáteis devem ser dotadas de degraus antiderrapantes, após 24 meses contados da data da entrada em vigor da nova NR 18.
     
  • As Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho (PEMT), bem como os elevadores de materiais e pessoas deverão implementar horímetros (mede o tempo em que um equipamento está em uso), após 12 meses contados da data de entrada em vigor da nova NR 18.
     
  • O guincho de coluna deve possuir comando elétrico por botoeira ou manipulador a cabo, respeitando voltagem máxima de 24V (vinte e quatro volts), após 24 meses contados da data de entrada em vigor da nova NR 18.
     
  • A máquina autopropelida com massa (tara) superior a 4.500 kg (quatro mil e quinhentos quilos) deve possuir cabine climatizada e oferecer proteção contra queda e projeção de objetos e contra incidência de raios solares e intempéries. No caso da aclimatização haverá prazo de 36 meses para máquinas novas e 60 meses usadas, contados da data de entrada em vigor da nova NR 18.
     
  • Quando o equipamento de guindar possuir cabine de comando, esta deve dispor de interior climatizado. Haverá prazo de 24 meses para máquinas novas e 48 meses para máquinas usadas, contados a partir da entrada em vigor desta Norma.

Esta Norma entra em vigor 1 (um) ano após a data de sua publicação. Portanto, as empresas terão um prazo para organização e adaptação aos dispositivos da nova NR 18.

Autor: Mais Módulos
Fonte: Mais Módulos
COMPARTILHAR
IT'S EASY

Possui alguma dúvida? Seja atendido por WhatsApp!

CONHEÇA A MAIS MÓDULOS

Empresa Especializada

A MAIS MÓDULOS é uma empresa especializada na fabricação de Módulos Metálicos Habitáveis, tipo containers. Atendemos todo o mercado nacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade garantindo a satisfação do cliente, buscando sempre o bem estar dos seus usuários, respeito ao meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento do país.

Sempre que um produto tiver a marca MAIS MÓDULOS, há a certeza de que foi confeccionado com matéria-prima de qualidade e por uma equipe de profissionais especializados. A MAIS MODULOS é uma empresa com quem você pode contar.

Os Módulos são fabricados em chapas de aço galvanizados resistentes, de fácil manuseio, montagem e desmontagem. São acopláveis, empilháveis e oferecem conforto, segurança e agilidade. A MAIS MÓDULOS possui caminhões próprios para mobilização e desmobilização dos containers. É especializada também no desenvolvimento de projetos especiais feitos sob medida.

A MAIS MÓDULOS tem muito respeito pelos seus clientes, parceiros e colaboradores!

Fornecemos serviços e produtos de alto padrão de qualidade e garantia

A MAIS MÓDULOS TEM COMO

Missão

Oferecer aos nossos clientes soluções, temporárias e/ou permanentes, com agilidade e qualidade.

A MAIS MÓDULOS TEM COMO

Visão

Tornar-se referência na fabricação de módulos metálicos habitáveis tipo containers no Brasil.

A MAIS MÓDULOS TEM COMO

Valores

Fabricar e comercializar módulos metálicos com responsabilidade social, respeitando as leis que regulam a indústria, bem como clientes e fornecedores.

MÓDULOS HABITÁVEIS

Projetos Especiais

Os containers da MAIS MÓDULOS são fabricados especialmente para que possam ser habitáveis, desta forma, não utilizamos nem adaptamos containers marítimos no nosso negócio.

MÓDULOS HABITÁVEIS PARA

Diversos Fins

Os produtos MAIS MÓDULOS são utilizados para diversos fins, como: alojamentos, almoxarifados, escritórios, banheiros coletivos, guaritas e refeitórios. Atuando na Construção Civil, Agricultura e Eventos. A MAIS MÓDULOS também fabrica reboques.

MÓDULOS HABITÁVEIS PARA

Alta Qualidade

Sempre que um produto tiver a marca MAIS MÓDULOS, há a certeza de que foi confeccionado com matéria-prima de qualidade e por uma equipe de profissionais especializados. A MAIS MODULOS é uma empresa com quem você pode contar.

Nossa Estrutura

Nossa estrutura é composta pelos mesmos MÓDULOS (CONTAINERS) que comercializamos, a MAIS MÓDULOS é uma empresa especializada na fabricação de Módulos Metálicos Habitáveis, tipo containers, atendendo todo mercado nacional.

Fachada - Estrutura mais Módulos Cuiabá

Fachada

Recepção - Estrutura mais Módulos Cuiabá

Recepção

Comercial - Estrutura mais Módulos Cuiabá

Setor Comercial

Frota Fachada Industria - Estrutura mais Módulos Cuiabá

Frota Fachada Industria

Salas de Atendimentos - Estrutura mais Módulos Cuiabá

Salas de Atendimentos

Vestiários e Chuveiros - Estrutura mais Módulos Cuiabá

Vestiários e Chuveiros

Sanitários - Estrutura mais Módulos Cuiabá

Sanitários

0
0
0

Depoimentos de Clientes

Últimas Notícias

Confira as últimas notícias e publicações do nosso Blog

IT'S EASY

Inicie agora seu orçamento! Escolha Venda ou Locação

Endereço

Av Cel Estevão Torquato da Silva, 920, Pascoal Ramos, Cuiabá, MT, CEP 78.098-105

Mapa de Localização